BLOG

Quanto custa para ter um sistema de energia solar fotovoltaica em minha casa?

Quando buscamos novas opções de energia, especialmente as renováveis, logo nos perguntamos: mas será que realmente vale a pena instalar em uma residência? O custo não é alto diante do valor que gastamos com a conta de energia elétrica?

Para responder a essas perguntas, começamos por entender como é feito um projeto para a instalação de um sistema de energia solar fotovoltaico.

O projeto começa com a análise da fatura de energia na qual encontra-se o consumo médio anual, com isto, é possível calcular qual deve ser a capacidade de geração do seu sistema fotovoltaico. Após esta análise, é feito uma visita ao local onde você pretende instalar as placas, para poder definir qual o equipamento apropriado (tipo e modelo) em função do tipo de telhado ou estrutura de fixação, bem como, o posicionamento dos mesmos para obter a máxima eficiência em geração de energia. Com todos estes dados, é possível então mensurar o número de painéis necessários para gerar a energia necessária para atender a sua demanda. Dessa forma, o investimento para a implantação torna-se otimizado e viável.

Podemos afirmar que o custo de investimento inicial corresponde ao valor de aproximadamente 6 a 7 anos de faturas de energia acumuladas, ou seja, para ter uma ideia de valores, basta fazer o cálculo considerando os valores consumidos atualmente, só se lembre de considerar os aumentos anuais.

Além disso, por mais que pareça um investimento alto, o sistema tem uma vida útil superior a 25 anos. Seu retorno inicia por volta do 7º ano, ou seja, é muita economia considerando o tempo de geração dos equipamentos.

Aí vem a seguinte pergunta: mas a eletricidade que eu gerar com o sistema fotovoltaico suprirá 100% do meu consumo?

Na verdade, os painéis fotovoltaicos só produzem energia durante o dia, mesmo que esteja nublado. Para que essa energia possa ser consumida durante a noite é necessário que o sistema possua baterias de armazenamento, o que muitas vezes acaba saindo caro. Por isto, a maioria dos consumidores optam por entregar a energia excedente para as linhas de transmissão das concessionárias locais, gerando créditos que podem ser abatidos durante 60 meses do seu consumo de energia elétrica.

Sua conta mensal será o total usado da energia da rede pública subtraindo o valor excedente gerado pela sua rede de energia solar fotovoltaica. O que ainda será uma grande economia.

Outro fato importante a se considerar quando investimos em um sistema de energia solar fotovoltaico, é que o retorno dele é mais atrativo do que a poupança, visto que o rendimento anual é em média 6%, e a energia solar rende entre 8% e 18% no mesmo período.

Considere a implantação de um sistema solar fotovoltaico na sua residência, afinal um imóvel que tem sistema de energia solar fotovoltaico, segundo pesquisas feitas nos EUA (mercado onde já está em um estágio mais maduro), tendem a valorizar 8% em média. Lembrando que hoje os imóveis são um dos poucos, se não o único, investimento que gerará algum retorno financeiro ao longo de seu uso.

IMAGENS ADICIONAIS




SOLICITE ORÇAMENTO Entre em contato