Estruturas de fixação para módulos solares: a base para o bom desempenho de qualquer sistema fotovoltaico
Você sabia que para instalar um sistema fotovoltaico em indústrias, comércio ou residências, precisamos utilizar estruturas de fixação, que são diferentes para cada tipo de telhado? Elas são a base de qualquer sistema fotovoltaico, e por este motivo vamos falar um pouco mais sobre este assunto a seguir:
As estruturas de fixação dos módulos solares são de extrema importância para a segurança e durabilidade de qualquer sistema de energia solar fotovoltaica. A principal função dessas estruturas é sustentar os módulos solares sobre o telhado ou em solo, e deixá-los firmes a ponto de não haver queda ou torções, garantindo assim a segurança do sistema e do imóvel. Além disso, elas são importantes para dar a inclinação e orientação necessárias para assegurar a melhor captação possível do recurso solar.
Optar por empresas que oferecem estruturas de fixação de excelente qualidade, como a Domus Solar, que trabalha com as melhores marcas que existem no mercado nacional, é muito importante para que não haja desgaste acelerado nem oxidação devido à exposição ao tempo. As estruturas mais recomendadas são as de alumínio, o qual garante resistência, e leveza, facilitando a instalação, garantindo segurança e uma menor carga de peso ao telhado.
Tipos de estruturas de fixação:
Outro ponto importante sobre as estruturas de fixação é que elas devem ser diferentes para cada tipo de telhado e também para instalação em solo, para evitar problemas a curto e médio prazo. Essa distinção entre as estruturas se dá pelas peças usadas como interface, que são: ganchos, parafusos, suportes, etc. Para as telhas cerâmicas, por exemplo, o indicado é a utilização do gancho fixado diretamente na estrutura do telhado, fazendo a sustentação dos trilhos, já em telhados de fibrocimento é utilizado o parafuso prisioneiro de rosca dupla e em telhados metálicos são utilizados trilhos fixados diretamente sobre as telhas. Nas instalações em lajes de concreto e também no solo, são necessárias estruturas um pouco diferentes, que irão fazer a inclinação necessária das placas. Sobre a laje essas estruturas são geralmente ancoradas em lastros de concreto e em usinas de solo em sapatas dimensionadas conforme as condições do terreno e localização.
Caso não sejam utilizadas as estruturas corretas, pode haver danos aos módulos ou ao telhado do imóvel, com o surgimento de goteiras entre outros incômodos. Por isso, todas essas questões devem ser analisadas na elaboração do projeto para que o cliente consiga gerar sua própria energia com qualidade e segurança!
- Telhado Cerâmico
- Telhado de Fibrocimento
- Telhado Metálico
- Laje de Concreto
- Estrutura em Solo
Se você quer levar energia fotovoltaica para sua indústria, comércio ou residência, fale com quem entende bem do assunto, tem uma equipe qualificada e experiente e vai garantir os melhores materiais a serem utilizados. Escolha a Domus Solar! (47) 3232-2329 – (47) 99292-2329.