BLOG

Como saber se meu sistema está gerando o máximo de energia?

Quando instalamos um sistema fotovoltaico, esperamos que ele atinja o máximo da sua capacidade de geração de energia, porém, em algumas situações essa geração pode ser comprometida ao longo do uso.

 

Para saber qual o potencial de geração já na fase de orçamento, a Domus apresenta aos clientes uma simulação dos valores tangíveis para cada mês do ano. Esses valores são variáveis, visto que a irradiação solar também varia em função do posicionamento da terra em relação ao sol. Para chegar a esse cálculo é usado como base um banco de dados do território nacional, que indica a média da irradiação solar diária em qualquer localidade do país.

 

Através dos dados do banco nacional, é possível projetar o sistema adequado ao seu consumo e, futuramente, analisar se a geração de energia está dentro da média prevista para o período. O acompanhamento da geração é possível porque ao instalar o sistema fotovoltaico o inversor será conectado a um ponto de rede de internet, dessa forma, todas as informações passam a ser monitoradas remotamente. Isto é feito através de um aplicativo que permite o acompanhamento on-line através do smartphone, tablet ou computador. Os dados que podem ser visualizados neste aplicativo são: a quantidade de energia que está sendo gerada, status do sistema, alarmes, falhas além do histórico da geração.

 

Todos os meses o cliente recebe um relatório de desempenho do sistema, comparando a geração real do período com o previsto na elaboração do orçamento. Salientando que podem ocorrer diferenças decorrentes das condições climáticas em meses atípicos, onde a geração pode ser menor ou maior que à prevista, porém, na média anual o sistema atinge o previsto.

 

Através do acompanhamento dos sistemas de energia solar fotovoltaica dos clientes, é possível identificar curvas anormais de geração e alarmes que indicam problemas com o equipamento. São três as principais causas que podem afetar a geração de energia:

 

– Sombreamento dos módulos por folhas ou excesso de sujeira;

– Tensão e/ou frequência da rede da concessionária está acima dos limites;

– Isolação do cabeamento foi danificada.

 

Vale salientar que é natural a perda de eficiência dos módulos de aproximadamente 2,5% no primeiro ano e 0,7% por ano para os demais, conforme é também a garantia dada pelos fabricantes dos módulos, que é de no mínimo 80% da capacidade de geração em até 25 anos de uso. Essa perda de eficiência ocorre devido a degradação das células de silício expostas aos raios do sol.

 

Oferecemos aos nossos clientes os serviços de manutenção e acompanhamento da geração de energia solar fotovoltaica, garantindo que seu investimento esteja rendendo conforme o esperado. Está em dúvida se seu equipamento está gerando o esperado? Estre em contato que podemos ajudar!

 

IMAGENS ADICIONAIS




SOLICITE ORÇAMENTO Entre em contato