BLOG

Sistemas fotovoltaicos são mesmo sustentáveis?

Você com certeza já se perguntou se do ponto de vista sustentabilidade vale mesmo a pena instalar um sistema fotovoltaico. Será que um painel solar fotovoltaico pode gerar mais energia ao longo de sua vida útil do que a que é necessária para a sua produção e posterior reciclagem?

 

O questionamento de viabilidade da energia solar fotovoltaica e sua comparação a outras fontes de energia existentes surpreendentemente já são temas de longa data, mesmo que os fatos são muito claros: Em menos de três anos um painel fotovoltaico já amortizou a energia incorporada que foi empregada em sua produção (ver estudo). Atualmente os fabricantes de módulos fotovoltaicos fornecem os produtos com garantia de 25 anos, sendo que a vida útil efetiva dos módulos é estimada em 30 a 40 anos.

 

Durante a sua vida útil, de pelo menos 30 anos, os sistemas fotovoltaicos não emitem nenhum tipo de poluição e são praticamente livres de manutenção. Dependendo da localização da instalação, cabe apenas uma simples limpeza superficial a cada ano. A matéria prima base dos módulos fotovoltaicos é o silício, que é a areia de sílica (o segundo elemento mais abundante na crosta terrestre e completamente atóxico). No fim de sua vida útil, 85% do módulo e 100% de sua estrutura são recicláveis.

 

Com a implantação de mais sistemas de energia solar fotovoltaica, a produção de eletricidade a partir de usinas hidrelétricas pode ser bastante reduzida durante o dia, conservando a água dos reservatórios. A noite e nos dias mais nublados, essa produção pode ser aumentada de acordo com a necessidade.

 

Fonte: 20min.ch

IMAGENS ADICIONAIS




SOLICITE ORÇAMENTO Entre em contato