BLOG

domus-solar-motorhome-eletrico-fotovoltaico-blumenau

Motorhome movido a energia solar

A empresa alemã Dethleffs desenvolveu um motorhome elétrico que vem equipado com painéis fotovoltaicos para ajudar no fornecimento de energia aumentando a sua autonomia.

 

O motorhome foi construido sobre o chassi de um Iveco Daily Electric equipado com um motor elétrico de 80 kW (109 cv). A fabricante Dethleffs não forneceu nenhuma informação precisa sobre a automonia do veículo, que conta com baterias de cloreto de níquel de sódio e possuem uma vida útil de 1500 ciclos de carga, o que corresponde a uma distância de aproximadamente 250.000 km, equivalente a 165 km por carga da bateria. Outra característica especial são os “Supercaps”, capacitores de alto desempenho que podem absorver e entregar energia elétrica mais rapidamente do que as baterias e assim aumentar o desempenho do veículo e a vida útil das baterias.

 

O e.home da Dethleffs está equipado com 31 m2 de células fotovoltaicas de filme fino otimizadas para uso móvel, que conseguem entregar uma potência pico de 3 kW. Os projetistas instalaram ainda painéis de armazenamento de calor latente em vários locais do veículo para a operação de um sistema de aquecimento. Esses painéis absorvem a energia com temperaturas acima de 26° C e permitem libera-la lentamente em temperaturas mais baixas, por exemplo, à noite.

 

Além de todo o conceito de energia alternativa, o motorhome possui incorporado um sistema chamado “CampConnect System” que é uma rede cruzada de dados de que monitora vários componentes do veículo e permite o monitoramento e operação através de uma aplicativo instalado em um tablet. As opções de controle e monitoramento variam desde o sistema de aquecimento, a iluminação, o sistema elétrico e até mesmo a central de bloqueio do veículo.

 

Fonte

IMAGENS ADICIONAIS