BLOG

O avião movido a energia solar, SolarStratos, voa pela primeira vez.

Com pouco mais de dois meses de atraso, o SolarStratos realiza o primeiro voo com sucesso. O voo, realizado no início do mês, teve lugar na base aérea de Payerne, no oeste da Suíça. A aeronave voou durante sete minutos e atingiu a altitude de 1.000 pés, cerca de 305 metros.

 

Os próximos voos do SolarStratos podem atingir a altitude de 82.000 pés, cerca de 24.994 metros, e chegar as bordas da estratosfera, de acordo com os seus idealizadores.

 

Para realizar esse tipo de voo, uma vez que o avião solar não é pressurizado, os pilotos terão de usar um traje espacial. Além de ser pressurizado, o traje espacial suporta temperaturas que podem chegar a até -35 ºC.

 

O SolarStratos é uma aeronave de dois assentos dispostos em tamdem (alinhados um atrás do outro). O avião utiliza painéis solares ao longo da sua envergadura de aproximadamente 25 metros para captar energia e alimentar um motor elétrico de 32kW de quatro pás.

 

Com o peso de cerca de 450 kg e com uma fuselagem de 8,53 metros de comprimento, os engenheiros da SolarStratos estimam que a aeronave seja 90% eficiente, graças aos 72,54 m² de células solares instaladas sobre a envergadura da aeronave.

 

Confira abaixo o vídeo do primeiro voo:

 

 

Fonte: Jornal do Ar

IMAGENS ADICIONAIS




SOLICITE ORÇAMENTO Entre em contato